sexta-feira, 17 de abril de 2009

O PAPÃO


Atrás da porta, erecto e rígido, presente,
Ele espera-me. E por isso me atrapalho,
E vou pisar, exactamenet,
A sombra de Ele no soalho!

-"Senhor Papão!"
(Gaguejo eu)
"Deixe-me ir dar a minha lição!
"Sou professor no liceu..."

Mas o seu hálito
Marcou-me, frio como o tacto duma espada.
E eu saio pálido,
Com a garganta fechada.

Perguntam-me, lá fora: "Estás doente?"
- "Não!", (grito-lhes)... "porquê?!" E falo e rio, divertindo-me.
Ora o pior é que há palavras em que paro, de repente,
E que me doem, doem, doem..., prolongando-se e ferindo-me...

Então, no ar,
Levitando-se, enorme, e subvertendo tudo,
Ele faz frio e luz como um luar...
E ouço-lhes o riso mudo.

- "Senhor Papão!"
(Gaguejo eu) "por quem é,
"Deixe-me estar aqui, nesta reunião,
"Sentadinho, a tomar o meu café...!"

Mas os mínimos gestos e palavras do meu dia
Ficaram cheios de sentido.
Ter de mais que dizer..., ah, que maçada e que agonia!
Bem natural que eu seja repelido.

Fujo. E na minha mansarda,
Volvo-lhe: - "Senhor Papão!
"Se é o meu Anjo-da-Guarda,
"Guarde-me!, mas de si! da vida não."

O seu olhar, então, fuzila como um facho.
Suas asas sem fim vibram no ar como um açoite...
E até no leito em que me deito o acho,
E nós lutamos toda a noite.

Até que, vencido, imbele
Ante o esplendor da sua face,
De repento me prostro, e beijo o chão diante de Ele,
Reconhecendo o seu disfarce.

E rezo-lhe: - "Meu Deus! perdão...: Senhor Papão!
"Eu não sou digno desta guerra!
"Poupe-me à sua Revelação!
"Deixe-me ser cá da terra!"

Quando uma súbita viragem
Me faz ver (truque velho!...)
Que estou em frente do espelho,
Diante da minha imagem.


José Régio

11 comentários:

  1. :)

    Olhar de frente o senhor papão, já é um bom começo... acho.

    ResponderEliminar
  2. LOL... "If you gaze long into an abyss, the abyss will gaze back into you." (Friedrich Nietzsche)
    Mas sim, tens razão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seu filho duma ganda puta tu falas ingles mas depois portugues vai po caralho

      Eliminar
  3. Não conhecia este poema e é fantástico.
    José Régio no seu melhor...
    Quando tiveres um tempinho hás-de explicar-me como fizes-te, ou melhor colocas-te aquele video com uma barra tão pequenina____________mesmo pondo o video mais pequeno a barra fica sempre muito grande e eu detesto, ou sou muito burra ou então aquilo está muito mal.
    Já dei voltas e voltas e depois não consigo que a música toque sempre comtenho no Sletras o deezer.
    Abraço
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. uma vez cruzei-me com um Papão, mas foi num elevador... sem luz!

    ResponderEliminar
  5. VÃO MAZÉ PA CASA BEBER CERVEJA, DEIXEM OS MORTOS MORTOS CARALHO, aliás as sobrancelha dizem tudo :)




    ResponderEliminar
  6. Eu gostei quando o papao comeu o cu do jose sobraçelhas régio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já acho uma falta de educação o que o senhor está a dizer e mandar pessoas para o caralho não é civilizado mas se o senhor o achar educado de dizer vá o senhor para o caralho!

      Eliminar